A Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (OSN) se apresentou pela segunda vez, nesta quarta-feira, às 12h30, no projeto "Hora do Almoço", do Teatro Municipal de Niterói. O maestro Marcelo Jardim foi o regente convidado da apresentação que constou no programa a "Abertura Brasileira", de Edino Krieger, "Suíte CP 200 para Sopros e Percussão (Organum, Ricercare e Finale)", de Edson Beltrami, "Sinfonietta Prima (Allegro con Brio, Lento Assai, Marcha-Rancho e Vivace)", de Ernani Aguiar, e "Sons do Brasil", de Hudson Nogueira.

O maestro falou sobre a apresentação e destacou a importância da valorização cultural da música brasileira. "A orquestra tem uma tradição muito forte na representação da música brasileira. Esse convite é importante pra valorizar essa tradição. Fico feliz em contribuir com esse trabalho", comentou.



A orquestra sinfônica que é mantida diretamente pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com um quadro de músicos profissionais e repertório variado e destaque para os clássicos da música universal e autores nacionais, na segunda edição de 2013.

"Essa orquestra é a que tem maior percentual de música brasileira e em sua maioria por compositores vivos. A junção dos músicos antigos, experientes, com a vitalidade dos jovens, ajuda na qualidade do que está sendo feito. O programa traz uma cultura de qualidade", ressalta Jardim.

A funcionária pública federal aposentada, Margherita Campos, de 55 anos, comentou a importância de se obter maior divulgação e participação da orquestra nos eventos da cidade. "Eu acompanho a orquestra desde 2005, e acho que falta divulgação. A música é excelente, os músicos são muito bons, mas deveria ter maior participação nos eventos da cidade, e do estado também, porque ela é a única orquestra federal do Brasil", completou.

O aposentado José da Silva Guimarães, de 80 anos, já virou frequentador do tradicional espetáculo e também falou sobre a valorização da música clássica. "Sou freguês desde o tempo do antigo cinema da UFF. A orquestra é uma conquista do povo fluminense e da Universidade, e por isso ela deve ser valorizada. O horário ainda por cima facilita muito para atrair o público", comentou.

Rebeca Letieri, para O Fluminense (04/04/2013)

Maestro Marcelo Jardim foi o regente convidado de show durante a tarde em Niterói. Orquestra mantida pela UFF mescla experiência e juventude entre seus músicos




Tags:






Publicado em 24/05/2013

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...